Rede McDonald's é multada pelo MPT por descumprimento de leis trabalhistas

12/02/2011

Marina Rigueira - Estado de Minas

Publicação: 11/02/2011 15:01 Atualização: 11/02/2011 15:09
Por descumprir acordos trabalhistas, a poderosa rede de fast food McDonald's foi multada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), nesta sexta-feira. A rede McDonald's será obrigada a destinar R$ 11,7 milhões, nos próximos nove anos, à promoção de campanhas publicitárias contra o trabalho infantil, e deverá doar outros R$ 1,5 milhão à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) para a aquisição de equipamentos de reabilitação física.

Entre as irregularidades, o MPT listou a ausência da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e da emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), alimentação inadequada e a falta de vestiários. Em algumas franquias, o expediente ultrapassava o limite legal de duas horas extras diárias e os funcionários não tinham descanso semanal previsto em lei.

A decisão representa um duro golpe na imagem do McDonald's, que também é acusado de dificultar a sindicalização dos trabalhadores.

Abusos são antigos

As primeiras denúncias por descumprimento de acordos coletivos foram feitas pelo Sinthoresp (Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Hospedagem, Gastronomia, Alimentação de São Paulo), em 1995.

Com informações Ministério Público do Trabalho (MPT)

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário :